O Sangue de São Januário (Vídeo)

Documentário da série Em Busca do Tesouro Sagrado a respeito do Sangue de São Januário, o qual, armazenado em um relicário e embora seco e coagulado, milagrosamente se liquefaz em três datas específicas anuais desde 1389. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Este é um documentário da série Em Busca do Tesouro Sagrado a respeito do Sangue de São Januário, o qual, armazenado em um relicário e embora seco e coagulado, milagrosamente se liquefaz em três datas específicas anuais desde 1389.

O milagre ficou especialmente conhecido em 2016, visto que o sangue deste santo e padroeiro de Nápoles se liquefez em 21 de março de 2015, dia incomum para a ocorrência do fenômeno, mas não no dia 16 de dezembro de 2016, uma das datas em que sempre é observado. A ausência do milagre “sempre esteve ligada a momentos nefastos da história da cidade” italiana.

O documentário traz bastante fatos históricos concretos, mas não necessariamente concordamos com certas opiniões emitidas ou supostas conclusões sobre o fenômeno no vídeo.

O santo do dia 19 de setembro: Santos Januário e Companheiros

São Januário (também conhecido como San Gennaro), bispo de Benevento, cidade situada a 70 km de Nápoles, foi martirizado durante a perseguição de Diocleciano, condenado a morte em 305 juntamente com seis clérigos de sua diocese: Santos Sósio, Próculo, Festo, Desidério, Eutíquio e Acúrcio. Lançados ao fogo, as chamas, milagrosamente, não os feriram. Expostos às feras, estas também os deixaram ilesos. Foram, por fim, decapitados.

Uma ampola contendo o sangue de São Januário foi conservada com respeito e até hoje, 17 séculos depois, liquefaz-se milagrosamente três vezes por ano, em datas certas dos meses de maio, setembro e dezembro. Diante dos olhos de toda a multidão reunida, o sangue deixa o estado sólido e passa ao líquido, crescendo consideravelmente de volume e tomando a coloração avermelhada do sangue recém-derramado.

Há na Europa mais três casos de sangues de santos se liquefazerem em determinados dias do ano, mas nenhum deles é tão espetacular e conhecido quanto o de São Januário.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *