Padre Alex Nogueira – Santo Isidoro de Sevilha

Padre Alex Nogueira nos conta a trajetória na terra de Santo Isidoro de Sevilha quem, piedoso, prolífico e cheio de zelo, foi um dos homens mais cultos do tempo e nos ensina que, para iluminar o mundo com a sabedoria verdadeira, é preciso unir estudo e fé. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste vídeo originalmente em 3 de abril de 2021, o Padre Alex Nogueira nos conta um pouco da trajetória na terra de Santo Isidoro de Sevilha quem, piedoso e cheio de zelo e exercendo uma atividade fecunda e incansável como bispo, foi um dos homens mais cultos do tempo e deixou escritos profundos e originais.

Nascido por volta do ano 560 em Sevilha (Espanha), Santo Isidoro perdeu o pai ainda na infância. Foi criado pelo irmão mais velho, São Leandro, que mais tarde também se tornaria bispo. Educado com firmeza, Isidoro enfrentou dificuldades nos estudos e até pensou em desistir, mas aprendeu algo fundamental: que para crescer intelectualmente é preciso duas coisas — oração e disciplina.

Ao colocar isso em prática, Santo Isidoro se tornou uma ponte entre a Antiguidade e a Idade Média. Estudioso incansável, aprendeu grego, latim, hebraico, traduziu obras clássicas e reuniu em sua famosa enciclopédia Etimologias vasto conhecimento sobre diversas áreas.

Como bispo, sucedeu o irmão São Leandro na Sé de Sevilha e, em seu prolífico apostolado, promoveu concílios, organizou o ensino do clero e das ordens religiosas (antecipando o que seriam os seminários), e se dedicou à formação espiritual e intelectual de seu povo.

O VIII Concílio de Toledo descreveu Santo Isidoro como “doutor insigne do nosso século, novíssimo ornamento da Igreja Católica, o varão mais sábio dos últimos séculos, cujo nome deve ser pronunciado com reverência”.

A vida de Santo Isidoro nos ensina que, para iluminar o mundo com a sabedoria verdadeira, é preciso unir estudo e fé. Ele morreu em 636, deixando um legado que atravessaria os séculos. Foi canonizado em 1598 pelo papa Clemente VIII e declarado Doutor da Igreja em 1722 por Inocêncio XIII. Em Paraíso, a terceira e última parte da Divina Comédia, Isidoro é mencionado entre outros teólogos e doutores da Igreja.

Que pela intercessão de Santo Isidoro, possamos buscar a verdade em Cristo e nos manter firmes na fé, mesmo em tempos difíceis. Que nunca nos faltem oração, disciplina e coragem para seguir o caminho da verdade.

Santo Isidoro de Sevilha, rogai por nós!

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *