Padre Paulo Ricardo – Memória de Santo Estanislau Kostka (Vídeo)

Padre Paulo Ricardo celebra a memória de Santo Estanislau Kostka, quem, com apenas dezoito anos de idade, chegou a um grau santidade que poucos, apenas após muitos anos de caminhada, logram alcançar. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Em sua homilia diária de número 690, o Padre Paulo Ricardo celebra a memória de Santo Estanislau Kostka, o santo do dia 13 de novembro que, com apenas dezoito anos de idade, chegou a um grau santidade que poucos, apenas após muitos anos de caminhada, logram alcançar.

As duas principais armas que S. Estanislau Kostka usou para crescer no amor a Cristo foram a pureza de coração, guardado zelosamente contra todo tipo de indecência, e uma devoção especialíssima à Virgem Maria.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo feita para um dia 13 de novembro, e peçamos junto a Santo Estanislau Kostka que rogue hoje pela nossa juventude, pelos religiosos e todos os seminaristas.

Santo Estanislau Kostka, Confessor (+ Roma, 1567)

Pertencia a uma das mais nobres e ricas famílias da Polônia e estudava em Viena, em companhia de um irmão mais velho. Convidado a ingressar na Companhia de Jesus pela própria Santíssima Virgem, encontrou grandes dificuldades para atender ao chamado. Seu pai, embora católico, opôs-se inabalavelmente à vocação religiosa de Estanislau.

Em Viena, o provincial da Companhia se dispôs a admiti-lo… desde que fosse autorizado pelo pai, pois era menor de idade. Conhecendo a obstinação paterna, Estanislau compreendeu que nunca obteria sua autorização. Aconselhou-se então com o Pe. Francisco Antônio, jesuíta português que era confessor da imperatriz, e fez um voto heróico: o de peregrinar pela Terra inteira, se necessário fosse, até encontrar uma casa da Companhia de Jesus que o quisesse aceitar sem a licença do pai.

Fugiu ocultamente de Viena e caminhou a pé 700 km, despistando o irmão que o perseguia, à procura de São Pedro Canísio, superior dos jesuítas da Alemanha. Este o acolheu com bondade e o encaminhou a Roma, com uma carta de recomendação a São Francisco de Borja. Mais 800 km Estanislau caminhou a pé, até a Cidade Eterna. Lá, teve a alegria de ser aceito como noviço da Companhia, mas permaneceu nessa condição somente 9 meses, pois morreu, como desejava, na festa da Assunção de Nossa Senhora do ano de 1567.

Não chegou a completar 17 anos de idade.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *