Separatismo mineiro – Por que 21 de abril é feriado nacional?

Peter Turguniev (ANCAPSU) fala sobre 21 de abril, Dia de Tiradentes, dando a sua visão sobre o separatismo, explicando por que esta data é feriado nacional e trazendo curiosidades sobre a Inconfidência Mineira. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo, o Peter Turguniev, do ANCAP.SU, fala sobre 21 de abril, Dia de Tiradentes, dando a sua visão sobre o separatismo mineiro, trazendo curiosidades e explicando por que esta data é feriado nacional.

Peter, para o seu canal Visão Libertária, faz a leitura de um artigo que diz que estados tipicamente não gostam de movimentos separatistas. Todos fazem questão de deixar claro ser inconstitucional, que não é aceito, que fere a lei etc. Lógico, o estado prefere ser maior do que menor. Apesar disso, movimentos separatistas existem e sempre existiram. Uma dessas situações foi o que aconteceu em Minas Gerais em 1789: a Inconfidência Mineira, que pretendia separar esta região do resto da colônia portuguesa.

Mas Minas possuía muita riqueza mineral que a Coroa não podia perder. Aliás, este estado possui esse nome justamente por causa da grande quantidade e variedade de minas na época. Várias de suas cidades até hoje possuem nomes relacionados a pedra ou ouro, como Diamantina, Ouro Branco, Ouro Fino, Ouro Preto, Ouro Verde, Pedra Azul, Pedra Bonita e Pedra Dourada.

O estado se mantém através da coerção e da espoliação de indivíduos pacíficos, e naquela época não era diferente. O que varia apenas é o grau aceitável de roubo e agressão. No caso da Inconfidência Mineira, mesmo que alguns fatos tenham sido distorcidos e falte precisão histórica sobre alguns detalhes, o estado agiu como um parasita implacável que nunca se deu por satisfeito. O Peter conta algumas das medidas acintosas que a Coroa Portuguesa quis impor a Minas Gerais nesta época.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *