Olavo de Carvalho – A angústia de Cristo (Vídeo)

Olavo de Carvalho faz uma meditação sobre a angústia de Cristo que — momentos antes de ser julgado, crucificado, morto e sepultado — sentiu o incomensurável peso de nossos pecados. Só Ele é capaz de eliminar o mal do mundo. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste curto trecho que parece ter sido extraído de alguma de suas aulas do seu Curso Online de FilosofiaOlavo de Carvalho (1947-2022) faz uma meditação sobre a angústia de Cristo que — momentos antes de ser julgado, crucificado, morto e sepultado — sentiu o incomensurável peso de nossos pecados.

O filósofo brasileiro acaba relacionando isto ao fato de que só Ele é capaz de eliminar o mal do mundo, mais ninguém. O que podemos fazer é curar o mal que nos mesmos fizemos.

De fato, todos nós choraríamos se tivéssemos pleno conhecimento de quão grande – infinitamente grande – foi o sofrimento de Cristo, desde o primeiro instante de vigília após a sua Última Ceia. O cálice do qual Ele se serviu por nós estava preenchido por completo, e o peso que carregou até o final foram os pecados de todos.

E não de forma genérica: cada traço de maldade e imperfeição humana, desde a primeira queda até o erro do último homem, perpassando o tempo, do início ao fim.

Deus, sendo o perfeito logos, tendo conhecimento individual de cada um de nós, se entregou, também, individualmente, por você e por mim.

Era tendo o seu nome e sua história em mente que Cristo encomendou seu espírito e se deixou abater pela morte – morte de Cruz e preço da nossa salvação.

P.S.: este vídeo foi publicado pelo canal Olavo de Carvalho originalmente em 29 de março de 2024.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *