Homilia do Padre Paulo Ricardo sobre a Quarta-feira de Cinzas

Homilia do Padre Paulo Ricardo sobre a Quarta-feira de Cinzas, onde o sacerdote católico fala sobre a importância deste dia que marca o início da Quaresma e como o católico deve encarar este período. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Esta é uma bela homilia do Padre Paulo Ricardo sobre a Quarta-feira de Cinzas, onde o sacerdote católico fala sobre a importância deste dia que marca o início da Quaresma e como o católico deve encarar este período.

Segundo o Pe. Paulo Ricardo, a penitência e a fé, pelas quais nos afastamos do pecado e nos aproximamos de Deus, são como que os dois “pulmões” de nossa santificação pessoal. Isto é o que a Igreja, ao longo da Quaresma, quer promover e alimentar intensamente em nossas almas.

Também, nesta homilia, que é do dia 1º de março de 2017, o padre nos alerta para o perigo de agirmos como os hipócritas do Evangelho desta data (abaixo), “mas como filhos pródigos e humildes, que, desejando voltar o quanto antes à casa paterna, só pensam e querem o que pode agradar e consolar o coração dAquele que nos vê e ama no segredo de nosso coração pecador.”

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 6, 1-6.16-18)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Mais

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *