A Inquisição e a morte de gatos na Idade Média (Vídeo)

Maurício Ribeiro, ao responder algum ator da Globo aí, fala sobre a Inquisição e a morte de gatos na Idade Média. Vídeo bastante esclarecedor. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo, o Maurício Ribeiro, ao responder algum ator da Rede Globo desses aí, fala sobre a Inquisição e a morte de gatos na Idade Média.

O rapaz do Observatório Católico desmistifica mais uma acusação pueril contra a Igreja durante o Período Medieval, uma alegada matança de gatos (e sua relação com a Peste Negra) que supostamente sido ordenada pelo Papa Gregório IX. Isto não passa de pura desinformação, pra não dizer fofoca de novela. De fato, quem sacrificava gatos eram satanistas em algumas parte da Europa à época.

Também, como não poderia deixar de ser, houveram também disparates em relação a Inquisição, mas o Maurício coloca os pingos nos is, contando o real motivo e sob quais condições este tribunal foi instituído, para investigar os seguidores da heresia cátara, uma gnose que pregava o assassinato de grávidas e cometiam outros crimes macabros. Isso é algo que bate com as informações trazidas pelo Professor Orlando Fedeli nesta ocasião, diga-se de passagem.

Ribeiro também corrige o tal actor, que acredita que a Inquisição Espanhola foi instituída durante a Idade Média, o que é de uma ignorância atroz, e, portanto, muito menos seria por ordem de Papa Gregório IX. Também, o número de execuções que o global atribui à Inquisição é absurdamente inflado, mesmo ignorando que muitos das condenações eram aplicadas em efígies, o que implicava que a grande maioria dos condenados a morte não eram de fato mortos.

Este vídeo bastante esclarecedor foi publicado originalmente em 2 de maio de 2020, mas certamente continua atual.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *