Descrição
A Homilia Diária de número 1308 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de São Carlos Borromeu, bispo, cardeal e um dos homens mais eminentes do século XVI, na época do Concílio de Trento, e um dos primeiros e mais visíveis frutos das reformas tridentinas.
Como Bispo foi um “motor” de caridade com todos. Feito cardeal com apenas 21 anos, além de secretário do Papa Pio IV, São Carlos Borromeu foi peça-chave nas reformas tridentinas e em seus decretos — destinados a renovar a santidade da vida sacerdotal e defender a ortodoxia católica contra a crise de fé e disciplina originada pela revolução protestante — que fez questão de implementar com a maior eficácia e com um zelo extraordinário pela salvação das almas.
Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo do dia 4 de novembro de 2019, mas perfeitamente válida para hoje, e conheça um pouco mais sobre a vida deste santo extraordinário.
“A oração é a mais poderosa arma para nos defendermos dos inimigos de nossa salvação.” (de São Carlos Borromeu)
São Carlos Borromeu, Bispo e Confessor (+ Milão, 1584)
De uma nobre família italiana, foi feito cardeal e arcebispo de Milão por seu tio, o Papa Pio IV. Sentindo-se atraído pela vida contemplativa, pensou em renunciar à arquidiocese. Mas seu amigo o Venerável D. Frei Bartolomeu dos Mártires, arcebispo de Braga, o dissuadiu dessa idéia, convencendo-o de que, naquele século em que o alto Clero tantas vezes dava mau exemplo, seria melhor que ele, altamente colocado na escala social e ademais sobrinho de um Papa, desse o bom exemplo de vida santa como arcebispo. Foi o que fez São Carlos Borromeu, modelo perfeito de pastor de almas zeloso, que aplicou em Milão as reformas ordenadas pelo Concílio de Trento. Faleceu com 46 anos.
Sua festa litúrgica é em 4 de novembro.
Informações e conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 07:07
- Visualizações: 19
- Categorias: Homilias
- Canal: Padre Paulo Ricardo
- Marcador(es): Cristianismo, Igreja Católica, Padre Paulo Ricardo, Santo católico
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.