Descrição
Neste trecho da aula de número 471 de seu Curso Online de Filosofia, Olavo de Carvalho (1947-2022) fala sobre a crise no Brasil, a qual não seria política nem econômica, ao contrário do que comumente se pensa, argumentando que é mais fácil refundar o país.
De acordo com este filósofo brasileiro, “a coisa mais volátil numa sociedade é a economia”, mudando o tempo todo, podendo ser desestabilizada até por um mero discurso de alguém famoso. Assim, seria necessário entender que, embora os fatores econômicos sejam importantes, não serão eles que irão tirar o Brasil do lamaçal que nos cerca, mesmo diante de uma crise política.
Olavo de Carvalho, já na primeira aula do Seminário de Filosofia, deixou bem claro que o seu objetivo não é criar políticos, magnatas, senadores ou empresários. O que queria era criar uma nova elite intelectual, resgatar a alta cultura capaz de mudar o Brasil.
De acordo com o vídeo, o conselho é “não se preocupem com a política diária, que é tão instável. Dediquem o seu dia ao estudo sério, profundo e duradouro; conheça boas obras, leia bons livros etc. Isto é que permanecerá vivo por décadas“.
Uma mudança cultural seria capaz de, pouco a pouco, civilizar novamente o nosso país, fazendo com que saia da completa barbárie e ocupe lugares melhores nas avaliações educacionais; resgatando uma conversa séria, uma análise profunda dos fatos.
Você já ouviu falar de Lima Barreto ou Machado de Assis, Beethoven ou Mozart, certo? Eles marcaram o tempo, jamais serão esquecidos. Mas, você sabe qual é o nome do deputado eleito há vinte anos atrás, que passeava pelas ruas da sua cidade? Eu não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe.
Trecho retirado da Aula 471 do Seminário de Filosofia, a qual é datada de 18 de maio de 2019 e teve considerações sobre o COF e o momento político de então.
Informações e conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 09:05
- Visualizações: 29
- Categorias: Curtos
- Canal: Olavo de Carvalho
- Marcador(es): Olavo de Carvalho, Política
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.