Seria a tragédia do Afeganistão proposital?

Peter Turguniev, do ANCAPSU, analisa a tragédia do Afeganistão relacionando-a com a Teoria Monetária Moderna. A saída americana daquele país do jeito que foi feita deixou muitas dúvidas. Seria isso tudo proposital?

Classificação: 5 / 5. Votos: 1.

Seria a tragédia do Afeganistão proposital?

Neste vídeo, o Peter Turguniev, do ANCAP.SU, faz uma análise sobre a tragédia do Afeganistão, visto que a saída americana daquele país do jeito que foi feita foi uma grande e falha e deixou muitas dúvidas. Ele relaciona este assunto à Teoria Monetária Moderna (MMT), explicando brevemente essa teoria econômica de caráter keynesiano e contrapondo-a, usando o arcabouço austríaco, também.

O Peter faz a leitura de um artigo de sua autoria e comentários a respeito do tema, partindo do fato de que ninguém questiona que houve falha de planejamento e, a cada dia que passa, parece mais claro que todos já tinham informações que o Talibã tomaria o controle rapidamente do Afeganistão de novo, tão logo as tropas americanas saíssem de lá.

Seria muito simples retirar, primeiro, os civis americanos e afegãos que apoiaram o governo e, só então, as tropas. Pior, alguns analistas apontam um erro gravíssimo que foi o abandono da Base de Bagram, no início de julho, como a pior estratégia possível. Aquela base era um ponto que poderia ter sido usado para retirar soldados, civis e apoiadores dos americanos com relativa facilidade, muito mais isolada e bem protegida que o aeroporto de Kabul. No entanto, foi abandonada e praticamente entregue ao inimigo no início daquele mês.

Esse movimento foi, segundo alguns estrategistas, o que possibilitou o avanço tão rápido do Talibã e a desintegração completa do exército afegão em poucas semanas.

Resumidamente, o Peter faz um exercício mental ao perguntar: seria isso tudo proposital?

Veja também

Adicionado em: 24 de setembro de 2021

Visualizações: 26

Duração: 13:05

Categorias: Comentários

Marcadores: ,

Canal: ANCAP.SU

Publicado por: Equipe Direita Realista


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados