Brasil Sem Medo entrevista Olavo de Carvalho (Vídeo)

Brasil Sem Medo entrevista Olavo de Carvalho, quem fala sobre filosofia, intelectualidade brasileira, panorama geopolítico atual, seus detratores e o legado de sua obra. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

No dia 25 de novembro de 2020, Fernando de Castro, para o Brasil Sem Medo, entrevistou Olavo de Carvalho, quando o professor falou sobre filosofia, intelectualidade brasileira, panorama geopolítico atual – o que inclui o governo Bolsonaro –, seus detratores e o legado de sua obra, o que inclui seus livros, cursos e produção filosófica.

A entrevista exclusiva foi bastante descontraída, com o filósofo brasileiro falando sobre as críticas que recebe, detonando o culto ao diploma e ao prestígio social (que acontece em detrimento da busca pelo conhecimento) e fazendo interessantes considerações sobre a sua reinterpretação aristotélica através da Teoria dos Quatro Discursos, conteúdo presente no livro Aristóteles em Nova Perspectiva.

O velho também falou sobre o fenômeno da pós-verdade, relacionando-o com parte dos marxistas, afirmando que, num esforço para implantar o que Karl Marx considerava uma teoria científica objetivamente verdadeira, os “comunistas mentiram tanto e tanto, que eles tiveram de desistir da noção de verdade. Eles acabaram negando a verdade e depois das suas mentiras terem sido desmascaradas milhões de vezes, só lhes restou negar a verdade e relativizá-la, que é o que eles fazem hoje. O mentiroso desmascarado inventa a história de que a mentira é superior a verdade“.

Como não poderia faltar, Olavo também esculachou estado atual do jornalismo, o qual estaria completamente corrompido e composto não de “profissionais da comunicação, mas sim agentes de transformação social, sem qualquer compromisso com a informação“, argumentando também que “jornais tradicionais são organizações criminosas“. Ele também frisou a importância da mídia alternativa (onde o Brasil Sem Medo e, humildemente, a Direita TV se encontram).

Outro ponto que merece destaque na entrevista é sobre o seu legado póstumo, quando Olavo disse que não é por que ele morreu “que eu parei de falar, está tudo escrito ali e eu continuo falando. E isto vai funcionar. Muitas coisas que escrevi só vão ser úteis após a minha morte”.

Que o seu legado seja sempre preservado, professor, mas que o senhor tenha vida longa também!

Mais Olavo de Carvalho

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *