Guilherme Freire – O simbolismo de O Poderoso Chefão (Vídeo)

Guilherme Freire analisa o simbolismo de O Poderoso Chefão (The Godfather) e outros aspectos do clássico americano de 1972 que deu início a uma popular série de filmes. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Nesta sua live realizada ao dia 28 de fevereiro de 2023, Guilherme Freire analisa o simbolismo de O Poderoso Chefão (The Godfather), fazendo também considerações sobre outros aspectos do clássico americano de 1972 que deu início a uma popular série de filmes, sendo seguido pelas sequências O Poderoso Chefão 2 (1974) e O Poderoso Chefão Parte III (1990).

Dirigido por Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão é um filme policial que foi baseado no baseado no romance best-seller de mesmo título de 1969 de Mario Puzo, quem inclusive coescreveu o roteiro com Coppola. O película foi estrelada por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton.

O filme centra na família Corleone sob o patriarca Vito Corleone (Brando) de 1945 a 1955, mais especificamente na transformação de seu filho mais novo, Michael Corleone (Pacino), de relutante forasteiro da família a implacável chefe da Máfia.

O Poderoso Chefão é um dos maiores e mais influentes filmes já feitos, bem como um marco do gênero gangster. Foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos EUA da Biblioteca do Congresso em 1990, sendo considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo” e é classificado como o segundo maior filme do cinema americano (atrás de Cidadão Kane) pela American Film Instituto.

Já Guilherme Freire é um professor, palestrante e conferencista em filosofia. Já atuou nas esferas federal e estadual da educação e também foi Head of Product do Brasil Paralelo.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *