Descrição
Nesta aula aberta ministrada para o Brasil Paralelo, Guilherme Freire detalha o significado oculto de O Hobbit e o simbolismo nas obras de J. R. R. Tolkien, imperdíveis grandes histórias que venceram todas as batalhas contra o tempo.
Nascido em Bloemfontein (República do Estado Livre de Orange), no dia 3 de janeiro de 1892, John Ronald Reuel Tolkien foi um grande filólogo, amigo (responsável pela conversão de C. S. Lewis), professor de Oxford e um pai de família exemplar. Também foi militar, católico e o pai da moderna literatura fantástica. É, sem dúvida, o mais bem sucedido e influente autor deste gênero de todos os tempos.
Tolkien é o autor de O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Suas obras contém mitos com uma impressionante complexidade, ricas e conseguiram atingir um enorme grau de popularidade quando o escritor ainda estava vivo. Traduzidas para mais de cinquenta idiomas, venderam mais de 200 milhões de cópias e exercem influência contínua por várias gerações. De fato, Tolkien não apenas inspirou obras literárias e cinematográficas, mais evidentes, mas também uma miríade de jogos de mesa, quadrinhos, desenhos animados e videogames. Tolkien faleceu em Bournemouth (Reino Unido), no dia 2 de setembro de 1973. Provavelmente, direta ou indiretamente, vai continuar inspirando a cultura por muitas décadas, quiçá até o fim dos tempos.
Já Guilherme Freire é professor de filosofia, formado pelo Mosteiro de São Bento e Mestre pela PUC/SP. Ministra aulas há mais de uma década pelo país inteiro sobre os temas de Educação, Literatura, História e Filosofia. Ele já atuou na área da educação nas esferas federal e estadual e também foi diretor do próprio Brasil Paralelo.
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 58:14
- Visualizações: 31
- Categorias: Comentários
- Canal: Brasil Paralelo
- Marcador(es): Cultura pop, Guilherme Freire, J. R. R. Tolkien, Literatura
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.