Padre Paulo Ricardo – Memória de Santo Anselmo de Cantuária

Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de Santo Anselmo de Cantuária, exemplo de como as autoridades eclesiásticas devem estar dispostas a suportar o exílio e a perseguição para não se dobrarem ao poder civil. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Esta é uma Homilia Diária do Padre Paulo Ricardo feita para celebrar a memória de Santo Anselmo de Cantuária, um monge beneditino e arcebispo de Cantuária e fundador da Teologia escolástica, também tinha o carisma de um grande pastor de almas.

A vida de Santo Anselmo, como a de todos os santos, tem sempre muito a nos ensinar. Ele foi monge exemplar, teólogo penetrante, abade responsável e bispo dedicado. Mas foi também um exemplo — particularmente atual — de como as autoridades eclesiásticas devem estar dispostas a suportar o exílio e a perseguição para não se dobrarem às intromissões do poder civil em assuntos espirituais. Não, o católico não é um desobediente nem um rebelde, mas tampouco pode se esquecer do que disse Cristo: “Dai a César o que de César e a Deus o que é de Deus”.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o Dia de Tiradentes (21 de abril) de 2021, mas perfeitamente válida para hoje, e peçamos a Deus que ilustre a Igreja com o exemplo de Santo Anselmo e nos dê, por sua intercessão, o mesmo zelo que ele teve pelas almas e os direitos do Evangelho.

“Pedro e os apóstolos replicaram: ‘Importa obedecer antes a Deus do que aos homens’” (At 5, 29).

Santo Anselmo de Cantuária, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja (+ Inglaterra, 1109)

Anselmo nasceu em Aosta, no século XI, e viveu entre a França e a Inglaterra. Foi monge e depois abade na França, e por fim arcebispo de Cantuária, na Inglaterra.

Grande intelectual, contribuiu para os estudos filosóficos de seu tempo e é considerado o verdadeiro criador da Escolástica.

Esforçou-se para assegurar a liberdade da Igreja na Inglaterra contra as intromissões do poder real, sendo perseguido por sua firmeza.

Em 1720, foi proclamado Doutor da Igreja e é celebrado pela Igreja em 21 de abril.

Veja também

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *