Olavo de Carvalho – Confissões de Santo Agostinho (Vídeo)

Olavo de Carvalho, diante das Confissões de Santo Agostinho, argumenta que “o indivíduo que conta sua vida para Deus está, na verdade, pedindo a Deus que conte a vida dele para ele mesmo”, e fala sobre o autoconhecimento. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste trecho da primeira aula de seu Curso Online de Filosofia, Olavo de Carvalho (1947-2022), diante da obra magna Confissões de Santo Agostinho, argumenta que “o indivíduo que conta sua vida para Deus está, na verdade, pedindo a Deus que conte a vida dele para ele mesmo”, fazendo considerações sobre o conhecimento de si e falando sobre a raiz do conhecimento filosófico.

Por mais que Santo Agostinho não tenha sido o primeiro a escrever uma autobiografia, a sua honestidade intelectual e o seu coração reto fizeram com que ele buscasse, através de uma confissão das suas ações, entender quem ele verdadeiramente era.

Contando a Deus, que sabe de todas as coisas, os seus pecados, suas vaidades, o seu oculto, aquilo que é, mas escapa da sua compreensão, se melhor as suas fraquezas e as suas grandezas. É esse confronto que Santo Agostinho nos trás entre a experiência individual e o observador onisciente que fundamenta a filosofia.

Hoje em dia, entretanto, ao entrar em uma universidade dizendo que busca o autoconhecimento, as pessoas irão rir de você. É como se dissessem que buscar conhecer a si mesmo é algo para ser procurado em um grupo de autoajuda ou de psicoterapia.

Mas, que espécie de filosofia nós podemos alcançar se, desde o começo, desprezamos a pessoa que está buscando conhecimento?

Esta aula é datada de 7 de março de 2009.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *