Policia Federal diz que Vale sabia de problemas em sensores da Barragem de Brumadinho

A Policia Federal, ao identificar troca de emails entre profissionais da Vale e duas empresas ligadas a segurança, diz que Vale sabia de problemas em sensores da Barragem de Brumadinho dois dias antes do rompimento.


Segundo O Globo, a Policia Federal, ao identificar troca de emails entre profissionais da Vale e duas empresas ligadas a segurança, diz que Vale sabia de problemas em sensores da Barragem de Brumadinho dois dias antes do rompimento. Segundo consta, o engenheiro disse ter se sentido pressionado a assinar declaração de estabilidade da barragem.

Os engenheiros da empresa TÜV SÜD, André Jum Yassuda e Makoto Namba, responsáveis por laudos de estabilidade da barragem, foram presos pela Polícia Federal na semana passado, mas o STJ determinou que eles fossem libertados.

Ao questionar Namba, o delegado Luiz Augusto Nogueira, da Polícia Federal, se refere à existência de e-mails trocados entre funcionários da Vale, da TÜV SÜD e da Tec Wise, outra empresa contratada pela Vale.

De acordo com a PF, Namba disse que um funcionário da Vale chamado Alexandre Campanha perguntou a ele: “A TÜV SÜD vai assinar ou não a declaração de estabilidade?”, sentindo a “a frase proferida pelo mesmo e descrita neste termo como uma maneira de pressionar o declarante e a TÜV SÜD a assinar a declaração de condição de estabilidade sob o risco de perderem o contrato”.

Os advogados que defendem os engenheiros disseram que não vão comentar e, em nota, a Vale informou que, no segundo dia útil após o rompimento da barragem, entregou voluntariamente documentos e e-mails a procuradores da República e à Polícia Federal.

Veja mais

 

Mais informações

  • Visualizações: 15
  • Categorias: Notícias
  • Marcador(es): Polícia
  • Publicado por: Equipe Direita Realista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *