São Vicente de Lérins, o Santo do dia 24 de maio

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

São Vicente de Lérins, o Santo do dia 24 de maio

Neste vídeo, o Pe. Fernando Santamaria, missionário da Canção Nova, faz um resumo da hagiografia de São Vicente de Lérins, o presbítero do século V nascido na França setentrional – possivelmente na Gália – e o Santo do dia 24 de maio.

Vicente, em idade avançada retirou-se para o mosteiro de Lérins, na Provença, uma verdadeira forja de santos. Ali, , sob o pseudônimo de Peregrinus (Peregrino), escreveu o “Commonitorium”, um manual de regras para se viver plenamente o Evangelho, mas também para combater a heresia de Pelágio. Há poucas informações a seu respeito, mas sabe-se que viveu na época da luta da Igreja contra a heresia pelagiana.

Uma das qualidades de São Vicente de Lérins era a tranquilidade da vida contemplativa. Alguns registros encontrados em Lérins, escritos por ele mesmo, induzem a crer que seu irmão seria o bispo de Troyes.

São Vicente decidira abandonar a vida desregrada e combativa do exército para “espantar a banalidade e a soberba de sua vida e para dedicar-se somente a Deus na humildade cristã”. Vicente, então, optou pela vida monástica e nela despontou como teólogo e escritor famoso, grande reformador do mosteiro de Lérins.

Entre os principais refúgios monásticos do século V estava a ilha de Lérins, no mediterrâneo, perto de Cannes. Fundado por Santo Honorato, futuro bispo de arsel, o mosteiro de Lérins se tornou viveiro de bispos, santos e escritores. São Vicente de Lerins figura como o nome mais célebre do local. Seu reconhecimento está também por conta de um livrinho sobre a tradição da Igreja, o supracitado Commonitorium, chamado por São Roberto Belarmino “livro todo de ouro”.

Uma de suas frases conhecidas é a seguinte: “É necessário que cresçam e que vigorosamente progridam a compreensão, a ciência e a sabedoria da parte de cada um e de todos, seja de um só homem como de toda a Igreja, à medida que passam as idades e os séculos.

Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e dotado de uma grande cultura humanística, os seus escritos são notáveis pelo vigor e estilo apurado e pela clareza e precisão de pensamento. As obras possuem grande relevância contra a doutrina pelagiana herética e outros textos cristológicos e trinitários. Sua obra, em especial a “Advertência aos hereges” teve uma grande difusão e repercussão, atingindo até os nossos dias.

São Vicente de Lérins faleceu no ano 445 ou 450 e sua festa litúrgica é celebrada no dia 24 de maio.

Veja também

Todos os posts relacionados a Igreja Católica:
Adicionado em: 24 de maio de 2020

Visualizações: 7

Duração: 04:47

Categorias: Curtos

Tags: ,


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados