Olavo de Carvalho – Sentimentos não são confiáveis (Vídeo)

O professor Olavo de Carvalho (1947-2022) explica que sentimentos não são confiáveis e que a percepção é a única dimensão verdadeiramente humana. O sentimento diz respeito apenas a nós mesmos. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste trecho do vídeo Amor e suas concepções filosóficas, o professor Olavo de Carvalho (1947-2022) explica que sentimentos não são confiáveis e que a percepção é a única dimensão verdadeiramente humana.

Segundo Olavo de Carvalho (As Doze Camadas da Personalidade Humana e as Formas Próprias de Sofrimento), a percepção nos dá abertura para contemplar o outro como ele realmente é — diferente do sentimento, que diz respeito apenas a nós mesmos:

“O amor não é um sentimento. Quando amamos alguém, surgem todos os sentimentos possíveis na convivência. Basta isto para percebermos que o amor não é um sentimento. Amor é uma atitude de fomento da existência do outro. É propiciar o fortalecimento do outro. Entretanto, freqüentemente as pessoas não querem exercer o amor, mas apenas senti-lo, o que é um sinal de imaturidade, de perspectiva infantil, doentia. Devemos compreender que uma atitude de amor exige satisfação na renúncia, em abdicar de algo em benefício do outro. Em suma, é limitar o próprio espaço em favor do outro e gostar de fazer isso.”

Este hangout, promovido pelo canal Mauro Ventura, aconteceu ao vivo em 29 de setembro de 2014.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *