Olavo de Carvalho – A vida mental no Brasil acabou

Olavo de Carvalho afirma que a vida mental no Brasil acabou e como é a disputa atual de poder diante desta realidade que considera desesperadora. Olavo cita também o livro Quando a China despertar... O Mundo Tremerá, de Alain Peyrefitte. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste trecho da aula de número 560 de seu Curso Online de Filosofia, Olavo de Carvalho (1947-2022) afirma que a vida mental no Brasil acabou, articulando uma visão crítica sobre o cenário político e na deterioração intelectual do país.

O filósofo não só aponta o declínio da capacidade intelectual, mas também critica figuras influentes do poder no Brasil, como Felipe Feitosa, que ironicamente descreve como guru do pensamento político brasileiro. Olavo argumenta que o nível de debate e reflexão no Brasil chegou a tal ponto de degradação que o país estaria à beira do “retardamento mental”, literalmente falando.

Ao longo desta sua exposição, Olavo comenta sobre o livro Quando a China despertar… O Mundo Tremerá (1973), de Alain Peyrefitte, que trata do impacto que o desenvolvimento da China traria ao mundo, e destaca a frase atribuída a Napoleão Bonaparte: “Deixe a China dormir, porque quando ela acordar, o mundo tremerá”, trazendo essa reflexão para a discussão sobre o Brasil e sua falta de visão estratégica em um cenário global de poder.

Para Olavo, o conceito de poder no Brasil tornou-se vazio, uma mera abstração usada sem qualquer compreensão real, explicando que, assim como o conceito de energia é essencial para a física, o conceito de poder é central para a ciência política. Entretanto, o debate por aqui sobre poder se resume a uma mistura de palavras sem substância, algo comparável a “figuras de linguagem”, fantasias que não lidam com a realidade concreta.

Em sua análise, fica exposto que a política no Brasil é apenas uma camuflagem para disputas de poder que acontecem nas sombras, sem que as pessoas envolvidas compreendam os próprios conceitos que usam. Tanto políticos quanto intelectuais, segundo Olavo, são incapazes de dominar os princípios fundamentais da lógica, uma evidência da falência mental deste país.


P.S.: este vídeo foi feito pelo canal Daniel Mota a partir da aula ministrada pelo filósofo brasileiro datada de 27 de março de 2021 e publicado em 13 de maio de 2021.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *