O amor segundo Santo Tomás de Aquino (Vídeo)

Olavo de Carvalho fala sobre o amor segundo Santo Tomás de Aquino, argumentando que o amor é o desejo de Eternidade do ser amado. "O importante não está no morrer. O importante é pelo quê você morreu". Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo, um trecho do hangout sobre o tema amor e suas concepções filosóficas, Olavo de Carvalho (1947-2022) fala sobre o amor segundo Santo Tomás de Aquino, argumentando que o amor é o desejo de Eternidade do ser amado.

Segundo Olavo de Carvalho, “o amor é quando o bem do outro é tão importante para nós que é mais valioso do que a nossa própria vida. É muito simples! É a definição que Jesus deu. É você, se preciso, morrer pela pessoa que você ama. Mas, veja: o importante não está no morrer, não é esse o ponto. O importante é pelo quê você morreu“.

O filósofo brasileiro ainda complementa dizendo que “Santo Tomás de Aquino dizia que o amor é o desejo de eternidade do ser amado. Quer dizer, você quer que aquela pessoa dure para sempre, que ela não seja extinta. Então, para conservá-la eternamente, você até morre. Você perde esta vida para que a outra ganhe a vida eterna. O importante não é você morrer, mas o que ela vai ganhar com a sua morte – que é a vida imortal“.

O hangout original de onde este clipe foi tirado se deu em 29 de setembro de 2014, no canal do Mauro Ventura. Já este vídeo foi publicado originalmente em 28 de janeiro de 2024.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *