Hoje no Mundo Militar – A Guerra das Malvinas

Documentário feito pelo canal Hoje no Mundo Militar sobre A Guerra das Malvinas que conta sobre os antecedentes do conflito, como ele se deu e as suas consequências. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Este vídeo é praticamente um documentário feito pelo canal Hoje no Mundo Militar sobre A Guerra das Malvinas, chamada também de Guerra do Atlântico Sul, que conta sobre os antecedentes do conflito, como ele se deu e as suas consequências.

A Guerra das Malvinas ocorreu entre a Argentina e o Reino Unido nas Ilhas Malvinas (Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982. Segundo o vídeo, o conflito ocorreu devido aos desejos da junta militar, que então governava o país latino-americano, de aumentar o seu prestigio entre a população argentina. A tal junta também acreditava que, ao reclamar as ilhas que teriam sido “ocupadas ilegalmente por uma potência invasora” como parte integral e indivisível de seu território, o Reino Unido não iria retaliar militarmente…

Entretanto, as coisas não foram bem assim. O Reino Unido não apenas repeliu a invasão e recuperou as ilhas, como deixou a Argentina com a sua economia arruinada. Além disto, a derrota no conflito fortaleceu a queda da Junta militar que governava o país e que havia sucedido as outras juntas militares instaladas através do golpe de Estado de 1976. De outro lado, a vitória fortaleceu Tatcher no Reino Unido.

Infelizmente, apesar do conflito ter sido causado por motivos fúteis (desejo de ensejar nacionalismo nos argentinos para aumentar a popularidade do regime que governava o país), grandes perdas humanas não deixaram de acontecer: 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas deram suas vidas simplesmente por conta de delírios de militares megalomaníacos.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *