Padre José Eduardo – Homilia de São Bruno

Homilia do Pe. José Eduardo sobre São Bruno, sua história, a ordem que fundou - os Cartuxos - e a importância do recolhimento e da vida contemplativa para dar tempo pra Deus trabalhar em nossas almas. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Esta é uma homilia ministrada Padre José Eduardo em memória de São Bruno que faz uma meditação sobre a sua história e a ordem que fundou, os Cartuxos, uma das mais austeras e mais fervorosas ordens religiosas da história da Igreja Católica.

A homilia foi publicada originalmente ao dia 6 de outubro de 2021, dia de São Bruno daquele ano. A exceção de uma breve menção a um blackout das redes sociais que se deu à época, seu conteúdo continua absolutamente atual, especialmente no quesito de ressaltar e a grave importância do recolhimento e da vida contemplativa para dar tempo pra Deus trabalhar em nossas almas.

Stat Crux dum volvitur orbis.

São Bruno Abade, Confessor (+ Calábria, 1101)

Era natural de Colônia, na Alemanha. Ordenado sacerdote, passou 25 anos lecionando em Reims, na França. Ao cabo desse tempo, sendo já cinqüentenário, decidiu, com mais seis companheiros, adotar uma nova forma de vida eremítica em um local deserto e inóspito do sul da França. Nasceu assim a Grande Cartuxa, ordem conhecida também pelo seu absoluto silêncio.

Mais tarde foi chamado a Roma pelo Papa Urbano II, que tinha sido seu discípulo em Reims. Recusou terminantemente aceitar um bispado, e fundou uma nova Cartuxa, na Calábria. Foi nesta sua segunda fundação que entregou a alma ao Senhor, aos 66 anos de idade.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *