Guilherme Freire indica 5 livros bons para tirar os seus amigos da Matrix

Guilherme Freire indica 5 livros bons para tirar os seus amigos da Matrix, comentando algumas obras incríveis que podem oferecer "redpills" poderosas sobre a realidade da história, política, religião e relacionamentos humanos. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Nesta live realizada a 19 de fevereiro de 2024, Guilherme Freire indica pelo menos 5 livros bons para tirar os seus amigos da Matrix, comentando algumas obras incríveis que podem oferecer “redpills” poderosas sobre a realidade da história, política, religião e relacionamentos humanos.

Com essas recomendações, Guilherme Freire apresentam uma ampla gama de livros para iniciantes ou estudiosos avançados, enfatizando que essas obras são capazes de fornecer uma compreensão muito mais rica e profunda da realidade, ajudando as pessoas a verem o mundo sob uma nova perspectiva.

Pra falar a verdade, tem bem mais que cinco livros, e estes estão separados em várias listas graduadas por sua concentração de pílulas vermelhas. Tem realmente boas e interessantes sugestões aí, via de regra. Inclusive, um comentarista separou os livros nas suas respectivas listas:

Lista introdutória

  • Despertar da Senhorita Prim – Natalia Sanmartin Fenollera;
  • Ideias Tem Consequências – Richard M. Weaver;
  • A última superstição: refutando Neoateismo – Edward Feser;
  • História da igreja – Daniel Rops;
  • O Homem EternoG.K. Chesterton;
  • O suicidio do Ocidente – James Burnham.

Clássicos

  • A RepúblicaPlatão;
  • Cidade de DeusSanto Agostinho;
  • A Cidade Antiga – Fustel de Coulanges;
  • Considerações sobre a França”-  Joseph de Maistre;
  • A Vida de Constantino – Eusébio de Cesareia.

Redpill pesada

  • The Creature from Jekyll IslandG. Edward Griffin;
  • Wall Street and the Bolshevik RevolutionAntony C. Sutton;
  • Carta Aberta aos Progressistas de Mente AbertaMencius Moldbug (pseudônimo de Curtis Yarvin);
  • A Conjuração Anti-Cristã – Maurice Pinay (pseudônimo de Edward A. Butler);
  • Inquisição Tribunal de Misericórdia – Juan Antonio Llopart;
  • O Mito de Pearl Harbor – George Morgenstern;
  • A Guerra de Stalin – Albert Norden;
  • “Human Smoke” –  Nicholson Baker.

Resumo do conteúdo

Guilherme Freire começa abordando a ideia de sair da matrix, que descreve como abandonar a “ilusão” de viver em um sistema cheio de narrativas e falsidades, promovidas pela grande mídia e pelo sistema universitário. Para ele, muitos vivem de forma confortável nesse mundo de aparências, mas os livros sugeridos são uma forma de “arrancar o plugue da cabeça” e enxergar a realidade, mesmo que essa realidade seja dura e desconfortável.

Introdução: para quem está começando

Guilherme sugere uma primeira lista voltada para aqueles que estão dando os primeiros passos em uma visão mais crítica do mundo. Ele recomenda especialmente Despertar da Senhorita Prim, um romance leve que introduz a importância da educação clássica. Para o público feminino, esse seria um ótimo ponto de partida.

Outro livro essencial da lista é Ideias Têm Consequências de Richard Weaver. Segundo Guilherme, o livro aborda questões contemporâneas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial, questionando o otimismo pós-guerra e apresentando problemas que estão na raiz da crise atual.

Para aqueles que são céticos quanto à existência de Deus, A Última Superstição de Edward Feser é recomendado como uma excelente introdução às provas filosóficas da existência de Deus, refutando o neo-ateísmo com uma abordagem sólida e convincente. E, para quem quer uma visão geral sobre a história da Igreja, Guilherme destaca História da Igreja de Daniel Rops, uma leitura extensa, mas fascinante, sobre a evolução do Cristianismo.

Por fim, O Homem Eterno de G.K. Chesterton e O Suicídio do Ocidente de James Burnham fecham a lista introdutória. Enquanto o primeiro trata da história do Cristianismo e do desenvolvimento do pensamento ocidental, o segundo aborda a crise política do Ocidente.

Clássicos: Pedras angulares do pensamento ocidental

Freire avança para os clássicos, destacando obras que não só oferecem uma perspectiva profunda sobre a realidade, mas também mudam radicalmente a visão de mundo de qualquer leitor. Ele menciona A República de Platão, com foco no mito da caverna e na decadência dos regimes políticos, e Cidade de Deus de Santo Agostinho, uma obra monumental sobre a queda do Império Romano e a transcendência da alma.

Outro clássico mencionado é A Cidade Antiga de Fustel de Coulanges, que oferece uma visão inovadora sobre a Grécia antiga, revelando a natureza profundamente teocrática de suas cidades. A lista de clássicos também inclui Considerações sobre a França de Joseph de Maistre, uma análise crítica da Revolução Francesa, e A Vida de Constantino de Eusébio de Cesareia, que oferece uma visão detalhada da vida de Constantino, o Grande (não o Rodrigo Constantino).

Redpill pesada: desconstruindo narrativas

Para os mais avançados, Guilherme reserva uma lista de livros que podem ser considerados “redpills” pesadas, começando com The Creature from Jekyll Island de G. Edward Griffin, que expõe a criação do Federal Reserve e seu papel no sistema financeiro global. O livro é seguido por Wall Street and the Bolshevik Revolution de Antony C. Sutton, que revela a conexão entre Wall Street e o financiamento da Revolução Russa.

Outro título impactante é Carta Aberta aos Progressistas de Mente Aberta de Mencius Moldbug, que analisa o establishment progressista e suas falhas. Guilherme também menciona A Conjuração Anti-Cristã de Maurice Pinay, uma obra intrigante que aborda a influência da Maçonaria na Revolução Francesa.

Por fim, recomenda Inquisição Tribunal de Misericórdia de Juan Antonio Llopart, um livro que desmistifica muitos dos mitos em torno da Inquisição, e Human Smoke de Nicholson Baker, que compila falas de líderes da Segunda Guerra Mundial, oferecendo uma perspectiva perturbadora sobre os eventos que moldaram o século XX.


Guilherme Freire é professor, mestre, conferencista e palestrante em filosofia. Já atuou na Secretaria Nacional da Juventude do Governo Federal e na Secretaria do Planejamento do Governo do Estado do Paraná. Também foi diretor do canal Brasil Paralelo, sendo responsável por um bom conteúdo disponibilizado lá. Também ministra cursos e é pai, até o momento, de quatro filhos.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *