Padre Paulo Ricardo – Memória de São Gregório Magno

A Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de São Gregório Magno, Doutor da Igreja e Papa, o primeiro dos medievais, cujo pontificado é tido como um dos mais fecundos e grandiosos da História.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Memória de São Gregório Magno

A Homilia Diária de número 1255 do Padre Paulo Ricardo foi feita para celebrar a memória de São Gregório Magno, monge, Papa e Doutor da Igreja que prova-nos sem sombra de dúvidas que os nossos esforços apostólicos e pastorais só terão fruto e boa orientação se, antes de pregadores, formos almas de oração, cristãos realmente contemplativos.

Sem recolhimento e intimidade com Cristo, não passamos de Martas inquietas e ocupadas com mil coisas, cujos trabalhos têm mais de agitação sem sentido que de verdadeiro apostolado e direção de almas, sendo assim incapazes de fazer uma só bem feita e com a devida pureza de intenção.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 3 de setembro de 2019, mas ainda perfeitamente válida, e peçamos a Deus que, pela intercessão de São Gregório Magno, nos conceda o dom de uma vida de oração constante e frutuosa.

São Gregório Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja (+ Roma, 604)

É considerado o último dos Papas do antigo Império Romano e o primeiro dos Papas medievais. Teve que enfrentar a peste e a fome em Roma, bem como a devastação produzida pelos invasores Lombardos, que chegaram a assediar a cidade e só foram contidos graças à diplomacia do Pontífice.

Apesar dessas dificuldades, seu Pontificado é tido a justo título como um dos mais fecundos e grandiosos da História da Igreja. Entre muitas outras realizações, São Gregório reformou o Clero e deu impulso considerável à vida monástica em todo o Ocidente, incentivando a adoção da Regra de São Bento; empenhou-se pela conversão da Inglaterra, para lá enviando Santo Agostinho de Cantuária; combateu eficazmente as muitas heresias que grassavam na Europa, na África e no Oriente; combateu com firmeza a prepotência do patriarca de Constantinopla, o qual, apoiado pelo imperador bizantino, contestava o Primado de Roma; conseguiu, com esforço diplomático e apostólico, aproximar da verdadeira Fé reinos bárbaros pagãos, ou dominados pela heresia ariana.

Reformou, ademais, a Liturgia Romana, e fundou uma escola de canto sacro que influenciou toda a Europa, nela propagando o que ficou sendo conhecido como “Canto Gregoriano”. Zelou ainda pelos bens da Igreja, até então dispersos e mal administrados; é a ele que se deve a primeira organização sistemática do “Patrimônio de São Pedro”.

Sem embargo de tão intensa e variada atividade e de sua má saúde, nos 14 anos de seu pontificado, não abandonou os estudos teológicos e místicos, e escreveu diversas obras de espiritualidade que tiveram e ainda têm grande influência.

Sua festa litúrgica é celebrada ao dia 3 de setembro.

Veja também


Adicionado em: 3 de setembro de 2022

Visualizações: 13

Duração: 06:04

Categorias: Curtos

Marcadores: , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

Publicado por: Equipe Direita Realista

Deixe um comentário