Padre Paulo Ricardo – Memória de São Pedro Crisólogo

Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de São Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor da Igreja que, com seus sermões de ouro, ajudou a preservar contra a heresia do monofisismo a pureza da fé católica e apostólica.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Memória de São Pedro Crisólogo

A Homilia Diária de número 1225 do Padre Paulo Ricardo celebra a memória de São Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor da Igreja que viveu no século V e, com seus sermões de ouro, juntamente com a autoridade de São Leão Magno e do Concílio de Calcedônia, serviram para preservar contra a heresia monofisita a ortodoxia católica no coração de inúmeros fiéis.

Desde o início do século V, Ravena era a capital do Império Romano do Ocidente. O Bispo da cidade, Pedro, era homem de paz, apesar das revoltas. Os 180 Sermões falam da sua vida de fé e de fervor como “homem de Deus”. Encantou Papas e Reis com “palavras de ouro”: daí seu apelido “crisólogo”.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 30 de julho de 2019, mas perfeitamente adequada para hoje e sempre, e renovemos nossa fé no único e mesmo Filho Unigênito, Verbo divino, Nosso Senhor Jesus Cristo, não dividido ou separado em duas pessoas, mas reconhecido em duas naturezas, sem mistura, sem mudança, sem divisão, sem separação nem confusão.

São Pedro Crisólogo (+ Ímola, Itália, séc. V)

Bispo de Ravena, faleceu por volta do ano 450. Foi chamado Crisólogo, ou seja, palavra de ouro, devido a sua eloqüência e segurança de doutrina.

Parece ter tido relacionamento muito próximo com o Papa São Leão Magno. Negou-se terminantemente a apoiar o herege Êutiques, que fora condenado no Concílio de Constantinopla e pedira apoio ao bispo de Ravena.

Conservam-se até hoje 176 sermões de São Pedro Crisólogo.

Sua festa litúrgica é celebrada ao dia 30 de julho.

Veja também


Adicionado em: 30 de julho de 2022

Visualizações: 17

Duração: 05:37

Categorias: Curtos

Marcadores: , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

Publicado por: Equipe Direita Realista

Deixe um comentário