Guilherme Freire – Napoleão, Imperador do Gado (Com spoilers!)

Guilherme Freire analisa e comenta o filme Napoleão, a obra cinematográfica de Ridley Scott que retrata um dos nomes notórios da Revolução Francesa como se fosse o Imperador do Gado. Com spoilers! Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Nesta live transmitida ao dia 1º de dezembro de 2023, Guilherme Freire analisa e comenta o filme Napoleão (ou Napoleon), a obra cinematográfica de Ridley Scott que retrata um dos nomes notórios da Revolução Francesa como se fosse o Imperador do Gado.

Dentre outras considerações, Freire aponta os inúmeros elementos historicamente falsos e estapafúrdios, muitos deles inequivocamente misândricos. Também compartilha alguns fatos interessantes a respeito do verdadeiro Napoleão, mas que infelizmente não foram abordados nesta obra.

Napoleão é um drama épico histórico de 2023 dirigido e produzido por Ridley Scott e escrito por David Scarpa. Baseado na história de Napoleão Bonaparte, retratando principalmente a ascensão do líder francês ao poder, bem como seu relacionamento com sua esposa, Joséphine, o filme é estrelado por Joaquin Phoenix como Napoleão e Vanessa Kirby como Joséphine.

A película estreou na Salle Pleyel em Paris em 14 de novembro de 2023 e foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido em 22 de novembro de 2023, pela Sony Pictures Releasing, antes de ser transmitido na Apple TV+ posteriormente. O filme arrecadou US$ 216 milhões em todo o mundo e recebeu críticas mistas dos críticos (embora a maioria críticas negativas na França), com elogios às sequências de batalha e performances, embora tenha sido criticado por suas imprecisões históricas.

Já Guilherme Freire é um professor, conferencista, palestrante e mestre em filosofia. Já atuou como Secretário Adjunto da Secretaria Nacional da Juventude do Governo Federal e foi coordenador de empreendedorismo do governo do Paraná. Foi também diretor do Brasil Paralelo e atua como professor há mais de uma década.

Sinopse do filme

Um olhar sobre as origens do comandante militar e sua ascensão rápida e implacável ao imperador, visto através do prisma de seu relacionamento viciante e muitas vezes volátil com sua esposa e um amor verdadeiro, Josephine.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *