Olavo de Carvalho comenta sobre Heisenberg (Vídeo)

Olavo de Carvalho comenta o exemplo do físico Heisenberg para falar a inteligência humana, como ela pode ser desenvolvida nas suas máximas capacidades e se isto tem alguma relação com a educação. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Olavo de Carvalho comenta sobre Heisenberg, neste trecho que parece ter sido tirado de alguma de suas aulas do Seminário de Filosofia. Em poucos minutos, ele fala sobre a inteligência humana, como ela pode ser desenvolvida nas suas máximas capacidades e se isto tem alguma relação com a educação.

Olavo afirma que se pode encontrar mais filosofia em obras de certos físicos de grande inteligência que nunca receberam treinamento nesta área do que em trabalhos de filósofos profissionais. Isto sugere que a educação, embora seja fundamental para a qualificação profissional, não tem papel determinante no desenvolvimento pleno do intelecto humano, visto que tais cientistas não tiveram formação filosófica.

Para exemplificar suas afirmações, o brasileiro usa as memórias de Werner Karl Heisenberg, um físico teórico alemão que viveu no século passado e recebeu o Nobel de Física de 1932, pela criação da mecânica quântica. Ele também foi o responsável pela elaboração do princípio da incerteza, que estabelece ser impossível determinar simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron ou qualquer outra partícula com certeza. Na popular série televisiva Breaking Bad, o apelido do protagonista Walter White, Heisenberg, é uma homenagem a este grande físico.

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *