Padre Paulo Ricardo – Festa de São Simão e São Judas Tadeu (Vídeo)

Nesta homilia para a Festa de São Simão e São Judas Tadeu, o Pe. Paulo Ricardo ensina faz uma meditação sobre dois aspectos de seus ministérios que são indispensáveis para todo sacerdote: a fidelidade e a compaixão. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Nesta homilia ministrada para a Festa de São Simão e São Judas Tadeu, o Padre Paulo Ricardo ensina que o sacerdote deve ser fiel, porque unido a Deus; e compassivo, porque unido aos homens, tornando-se, assim, verdadeiramente uma ponte entre o céu e a terra.

São Simão e São Judas Tadeu foram Santos e dois Apóstolos de Cristo; segundo a tradição, ambos foram mártires do Evangelho, na Mesopotâmia. A Igreja comemora a sua festa no dia 28 de outubro: A história dos dois discípulos, unidos pelo amor de Cristo e pelo seu testemunho corajoso, é recordada em uma única data.

Segundo o padre, a Igreja é, por essência, apostólica, porque apostólica é a sua fé, recebida dos Doze, e apostólica é a sua vida, voltada para a salvação das almas, como fizeram os Doze. Neste dia em que celebramos dois deles, São Simão e São Judas Tadeu, é oportuno meditar sobre dois aspectos de seus ministérios que são indispensáveis para todo sacerdote: a fidelidade e a compaixão.

Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para 28 de outubro de 2021, mas totalmente válida para hoje e sempre, e celebremos juntos a memória dos santos Apóstolos Simão e Judas Tadeu!

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos e Mártires (+ séc. I)

Os dois Apóstolos são, desde tempos imemoriais, venerados conjuntamente nesta data.

São Simão, também chamado Zelota e Cananeu, é o Apóstolo sobre o qual as Escrituras contêm menos informações. Segundo uma antiga tradição, era aparentado com Nosso Senhor e foi crucificado pelos judeus.

São Judas Tadeu era irmão do Apóstolo São Tiago o Menor, sendo ambos filhos de Cleófas e de Maria, primos de Nosso Senhor. Há notícias de mais dois filhos do mesmo casal, um dos quais de nome Simão (que alguns autores identificam com o Apóstolo celebrado neste dia).

São Judas Tadeu pregou a Boa Nova do Evangelho em várias regiões do Oriente Próximo e é autor de uma Epístola. Não há informações seguras sobre o local e as condições em que verteu seu sangue por amor ao Divino Mestre.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *