Vazamento de mais de 400 GB de dados expõe usuários do Facebook, Instagram e LinkedIn

Publicado em 16 de janeiro de 2021, às 10:30.

Pouco depois de ficar claro que os usuários do WhatsApp vão ser obrigados a compartilhar suas informações com as empresas do Facebook, um vazamento de mais de 400 GB de dados expõe usuários do Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais.

O mais novo vazamento foi causado por um falha de configuração em um banco de dados e expos 214 milhões de usuários destas plataformas. Até contas de celebridades e influenciadores foram atingidas.

Os dados incluíam fotos de perfil, número de seguidores e de comentários, configurações de localização, informações de contato (e-mail e telefone) e profissionais (nome da empresa e cargo) e hashtags mais usadas, entre outros.

O servidor, de propriedade da empresa chinesa SocialArks, estava sem proteção de senha ou criptografia, revelaram pesquisadores do Safety Detectives. A falha foi descoberta durante uma checagem de rotina em endereços IP de bancos de dados potencialmente vulneráveis. Este, em particular, continha mais de 318 milhões de registros de usuários.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que o banco de dados armazenava informações privadas, que os usuários optaram por não revelar publicamente. “Não sabemos como a SocialArks conseguiu ter acesso a essas informações, obter dados privados de várias fontes seguras. Além disso, o servidor da companhia estava totalmente desprotegido”, informaram.

Esta não foi a primeira vez em que um servidor da SocialArks é afetado por vazamento. Em agosto de 2020, uma falha semelhante afetou 150 milhões de usuários do Facebook, LinkedIn e Instagram. Também foram coletados dados públicos, como nomes, país de residência, informações profissionais e de contato.

E teve também a vez em que o Facebook deixou vazar dados de 267 milhões de usuários.

Fonte: Olhar Digital.

Últimas notícias



Este post está arquivado em: Notícias

Marcadores:

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados

Newsletter

Assine a nossa newsletter e faça parte dos nossos assinantes!