A vida e a obra de Tolkien

Conheça um pouco sobre a vida e a obra de J. R. R. Tolkien neste hangout promovido pelo canal Terça Livre, onde o Rodolpho Loreto entrevistou Eduardo Stark, proprietário do site Tolkien Brasil.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

A vida e a obra de Tolkien

Conheça um pouco sobre a vida e a obra de J. R. R. Tolkien neste vídeo onde o professor Guilherme Freire comenta sobre uma biografia riquíssima, que mostra a grandeza do responsável pelo Senhor dos Anéis.

Tolkien foi um grande filólogo, amigo (responsável pela conversão de C. S. Lewis), professor de Oxford e um pai de família exemplar. Também foi militar, católico e o pai da moderna literatura fantástica. É, sem dúvida, o mais bem sucedido autor deste gênero de todos os tempos.

Nascido em Bloemfontein (República do Estado Livre de Orange), no dia 3 de janeiro de 1892, John Ronald Reuel Tolkien é o premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico que é o autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. As obras de Tolkien contem mitos com uma impressionante complexidade, ricas e conseguiram atingir um enorme grau de popularidade quando o escritor ainda estava vivo. Elas foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e exercendo influência contínua por várias gerações. De fato, Tolkien não apenas inspirou obras literárias e cinematográficas, mais evidentes, mas também uma miríade de jogos de mesa, quadrinhos, desenhos animados e videogames. Tolkien faleceu em Bournemouth (Reino Unido), no dia 2 de setembro de 1973. Provavelmente, direta ou indiretamente, ele vai continuar inspirando a cultura por muitas décadas a vir.

Guilherme Freire é professor de filosofia, formado pelo Mosteiro de São Bento e Mestre pela PUC/SP. Ministra aulas a praticamente uma década pelo Brasil inteiro sobre os temas de Educação, Literatura, História e Filosofia.

Veja também


Adicionado em: 5 de julho de 2017

Visualizações: 81

Duração: 39:12

Categorias: Comentários

Marcadores: , ,

Canal: Guilherme Freire

Publicado por: Equipe Direita Realista

Deixe um comentário