Padre Alex Nogueira apresenta São Paulo da Cruz

Padre Alex Nogueira apresenta a inspiradora história de São Paulo da Cruz, o santo que dedicou sua vida a pregar sobre os sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, especialmente Sua Paixão e Morte. Oração a São Paulo da Cruz. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste vídeo, uma edição de seu programa Santos da Igreja, o Padre Alex Nogueira apresenta a inspiradora história de São Paulo da Cruz, o santo que dedicou sua vida a pregar sobre os sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, especialmente Sua Paixão e Morte.

São Paulo da Cruz é celebrado pela Igreja no dia 19 de outubro, data em que se recorda sua profunda espiritualidade e obra evangelizadora.

Quem foi São Paulo da Cruz?

Nascido em 1694, no norte da Itália, na região de Gênova, São Paulo da Cruz era o segundo de 16 filhos de uma família numerosa e profundamente cristã. Desde jovem, desenvolveu uma devoção intensa ao sofrimento de Cristo na Cruz. Esse amor pela Paixão de Jesus o levou, mais tarde, a adotar o nome de “Paulo da Cruz” e a pregar incansavelmente sobre o tema, com a missão de levar os fiéis à conversão por meio da contemplação do sacrifício de Cristo.

O chamado ao sacerdócio e à fundação dos Passionistas

Depois de externar seu desejo de pregar sobre a Paixão de Cristo ao bispo local, Paulo foi ordenado sacerdote. Com isso, suas pregações ganharam ainda mais força e profundidade, pois, na celebração da Santa Missa, atualizava o sofrimento de Jesus a cada Eucaristia, reforçando o amor infinito que Cristo demonstrou na cruz.

São Paulo da Cruz fundou a Congregação dos Padres Passionistas, um grupo de clérigos regulares dedicados à pregação sobre a Paixão de Cristo. Os membros dessa congregação, que também inclui um ramo feminino de estrita observância, conhecido como as Irmãs Passionistas, fazem um voto especial de pregar em todas as partes sobre os sofrimentos de Jesus, buscando renovar nos corações dos fiéis o amor e a misericórdia divina.

A centralidade da Cruz

A espiritualidade de São Paulo da Cruz está centrada na contemplação da Paixão e Morte de Jesus, focando sempre que Cruz de Cristo é a chave para a salvação e o caminho para uma vida espiritual profunda. Em suas missões populares e pregações, sempre buscava levar as pessoas a meditar sobre o amor de Deus revelado na Cruz.

Assim como São Paulo da Cruz nos ensinou, o Padre Alex Nogueira nos convida a termos em nossas casas o crucifixo como sinal de amor e esperança, mas não apenas como um símbolo fixado na parede, encorajando-nos a contemplar a Cruz de tempos em tempos, a parar e olhar para ela, lembrando-nos do sacrifício de Jesus por amor a nós e encontrando força para enfrentar nossas próprias tribulações diárias.

Lições de São Paulo da Cruz

Em seus mais de 40 anos de pregação contínua, São Paulo da Cruz levou milhares de pessoas à conversão e ao aprofundamento da fé. Ele faleceu em 1775, aos 81 anos de idade, após uma vida inteiramente dedicada à difusão da devoção à Cruz.

Sua mensagem é, como sempre são as mensagens dos santos, atual: a Paixão de Cristo é a maior manifestação do amor misericordioso de Deus. Ao meditar sobre este mistério, somos fortalecidos em nossa fé e conseguimos enfrentar qualquer dificuldade que a vida nos apresente. Contemplar a Paixão de Cristo nos une aos sofrimentos de Jesus e nos dá coragem para continuar firmes na caminhada cristã.

Oração a São Paulo da Cruz

No vídeo, Padre Alex também nos conduz em uma oração pedindo a intercessão de São Paulo da Cruz:

“Ó Deus, o presbítero São Paulo da Cruz, que fez da Santíssima Cruz o seu único amor, nos obtém a vossa graça para que, estimulados pelo seu exemplo, abracemos com coragem a nossa cruz, e que, por suas preces, alcancemos, segundo a vontade de Deus, o que pedimos nesta oração. Por Cristo nosso Senhor, amém.”

São Paulo da Cruz, rogai por nós!


P.S.: este vídeo foi publicado originalmente em 18 de outubro de 2020.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *