Padre Paulo Ricardo – Memória de Santos André Dung-Lac, João Teófanes Venard e companheiros

GD Star Rating
loading...

Padre Paulo Ricardo – Memória de Santos André Dung-Lac, João Teófanes Venard e companheiros

Esta é a homilia diária de número 387 do Padre Paulo Ricardo, a qual foi publicada originalmente no dia 23 de novembro de 2016 e feita em memória dos Santos André Dung-Lac, João Teófanes Venard e companheiros, todos martirizados no Vietnã por amor a Jesus Cristo.

A Igreja celebra, neste dia 24 de novembro, a memória dos 117 mártires do Vietnã, dentre os quais sobressai a figura de São João Teófanes Venard. Esta homilia conta um pouco de sua vida e como a sua morte se aplica com perfeição as palavras de Cristo no Evangelho: “Levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

De acordo com o Martirológio Romano-Monástico, André Dung-Lac, João Teófanes Venard e seus companheiros eram cristãos convertidos no século XVI pelos missionários dominicanos que começaram a difundir o Evangelho no Vietnã, onde, naquela época, era grande a perseguição que começava contra os cristãos. Entre os anos de 1625 e 1886, os governantes locais faziam de tudo para despertar o ódio e o sentimento de vingança contra aqueles que anunciavam o Evangelho ou se convertiam. Só que, quanto mais eram perseguidos, mas fervorosos na Fé ficavam.

Desta forma, 117 missionários – sacerdotes, bispos, crianças, pais de família, catequistas, jovens, militares, seminaristas – foram acusados de estarem introduzindo no país uma religião estranha e martirizados. Todos eles deram seu próprio sangue, mostrando assim a universalidade do chamado para a Santidade. O Papa São João Paulo II os canonizou em 1988.

Veja também

Adicionado em: 24 de novembro de 2019

Visualizações: 6

Duração: 05:12

Categorias: Curtos

Tags: , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

GD Star Rating
loading...


Link:

Direita Realista no Telegram

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados