Autores de estudo que condenava a cloroquina emitem pedido de desculpas (Vídeo)

Autores de estudo que condenava o uso da cloroquina/hidroxicloroquina no tratamento da Peste Chinesa emitem pedido de desculpas. Peter do ANCAPSU traz e comenta a notícia. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Autores de estudo que condenava o uso da cloroquina/hidroxicloroquina no tratamento da Peste Chinesa emitem pedido de desculpas.

Quem trouxe a notícia foi o Peter Turguniev, do ANCAPSU, que leu, explicou e comentou uma matéria do Jornal Tribuna Nacional que diz que o tal estudo científico foi retirado da revista médico-científica britânico The Lancet por três dos quatro cientistas autores do estudo. Eles não podem sustentar a veracidade dos dados do estudo que desqualificou o uso da hidroxicloroquina no combate ao vírus da Covid-19, de acordo com o comunicado divulgado na tarde do dia 4 de janeiro de 2021 no site da revista.

Os cardiologistas e cirurgiões Mandeep Mehra, Frank Ruschitzka e Amit Patel não obtiveram sucesso na validação independente dos dados usados para a publicação do estudo, o que torna impossível a checagem dos óbitos e o acesso às fichas completas dos 96 mil pacientes que fizeram parte do levantamento.

Publicado em 22 maio, o estudo afirmava que o uso de quatro protocolos diferentes de medicamentos – todos usando cloroquina ou sua variação moderna, a hidroxicloroquina – não surtiu efeito sobre o vírus SARS-CoV-2, agente causador da Covid-19.

Além disso, relata que um dos efeitos colaterais descritos na bula dos medicamentos, a arritmia cardíaca, colocou em risco a vida de pacientes de diversos grupos, desde os menos severos até os que estavam em estado crítico. Esse suposto efeito colateral também já foi desmentido pela Sociedade Europeia de Cardiologia, diga-se de passagem.

Ainda de acordo com a fonte, a retratação do estudo aconteceu um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar a retomada dos testes com ambas as substâncias.

Mais cloroquina

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *